FANDOM

Friagem

BigChOV

BigChUAF

INFORMAÇÕES GERAIS
Espécie Necrofriggiano
Planeta natal Kylmyys
Corpo Mariposa humanoide
Predador Hipnótico
Originalmente Big Chill
PODERES E HABILIDADES
Habilidades Criocinese
Intangibilidade
Invisibilidade
Voo
Nado
Respiração debaixo d'água
Resistência a temperaturas extremas
Força aprimorada
Resistência aprimorada
Agilidade aprimorada
Velocidade aprimorada
DETALHES
Dublador 20px-Flag_of_Brazil.svg.png Walmir Barbosa
1ª aparição Uma Artimanha do Kevin
GALERIA DE IMAGENS

"Fica frio!"
Friagem, anteriormente Calafrio, é a amostra de DNA do Omnitrix de um Necrofriggiano do planeta Kylmyys.

Aparência

Ben 10: Força Alienígena/Supremacia Alienígena

Friagem é um alienígena semelhante a uma mariposa humanoide. É preto com manchas azuis claras nos seus braços e pernas, e seu tronco também é azul (um pouco mais escuro), seu rosto possui olhos grandes e uma boca que não se mexe, com alguns detalhes azuis em sua cabeça. Também possui asas com um tom mais escuro que lembram o de uma mariposa ou borboleta. Essas asas também podem se enrolar e se transformar em uma espécie de casaco. Seu Omnitrix/Superomnitrix se localiza em seu peito.

Ben 10: Omniverse

Mudou bastante comparando a série anterior, está com uma estrutura corporal muito mais forte, e com sobrancelhas grandes ao redor de seus olhos, que dão a ideia de que ele tem uma máscara. Sua cabeça está um pouco menor, suas garras das mãos e pés estão maiores, e adquiriu uma espécie de barba preta abaixo de seu queixo, e vai até o início de seu peito. Suas asas também estão maiores, e mais parecidas com as de um morcego do que uma mariposa. Usa um cinto verde com uma listra branca, onde se localiza o símbolo do Omnitrix.

Outros

  • Friagem em Heróis Unidos
  • Friagem do Ben de 15 anos em Omniverse

No crossover entre Ben 10 e Mutante Rex, intitulado de Ben 10/Mutante Rex: Heróis Unidos, Friagem está com a mesma aparência das séries Força Alienígena e Supremacia Alienígena, com a diferença de que assim como os outros alienígenas do especial, o símbolo do Superomnitrix de Friagem está mais claro e tem um certo brilho.

Em Entrega Especial, Friagem do Ben de 15 anos apareceu em um flashback do Sr. Baumann. Seu visual é o de Omniverse, mas está versão não tem o cinto verde, e o Omnitrix fica no meio de seu peito.

Poderes e Habilidades

Criocinese

Ele pode liberar gelo altamente congelante de diversas partes do corpo, como mãos e boca. Suas rajadas de gelo já foram vistas com diversas aparências: algumas vezes similares a rajadas de energia azul, outras similares a gás e outras parecidas com vento. Seu gelo tem efeito congelante imediato, congelando completamente o objeto atingido em pouquíssimo tempo. E ele pode fazer muitos ataques variados com o gelo, como visto em Acima e Além. Também pode congelar o inimigo ficando intangível e atravessando o corpo do mesmo. Ele pode criar gelo ao redor de suas mãos para aumentar o poder de ataque.

Exemplos de sua criocinese

Habilidades espectrais

Ele tem habilidades de fantasma também, podendo ficar intangível (moléculas zero), atravessando superfícies sólidas, além de não ser atingido por tiros nesse estágio, pode também atravessar campos de força.

Exemplos de suas habilidades espectrais

Voo e nado

Friagem pode abrir suas enormes asas similares às de uma borboleta e voar tranquilamente em uma boa velocidade e altitude, podendo ficar parado no ar também, embora ele não precise necessariamente abrir suas asas para tais feitos. Como visto em Fundo ele pode nadar com a mesma facilidade com que voa.

Independência de oxigênio

Tendo habilidades de um fantasma, ele não precisa de oxigênio para viver, e em muitos momentos foi mostrado sobrevivendo a situações sem oxigênio. Dessa forma, Friagem pode sobreviver no vácuo do espaço e respirar debaixo d'água.

Resistência a temperaturas extremas

Como foi confirmado e visto muitas vezes, ele pode sobreviver a temperaturas positivas extremas e o mesmo com temperaturas negativas.

Atributos físicos

Em Reserve a Última Dança, Friagem rasgou uma grande estátua de metal e estalou vigas de ferro ao meio. No mesmo episódio, é visto que ele pode mastigar metal, postes, prédios, sinais, vigas de ferro, bandejas e beber aço fundido. Em Omniverse, ele possui uma aparência que demonstra ter bem mais força devido à sua massa.

Fraquezas

Até intangível Friagem pode ser atingido por ondas sonoras, eletricidade e pela Manopla de Sigel de Vilgax. Sua intangibilidade também pode ser inútil contra oponentes que também podem se tornar intangíveis, cancelando tal poder, como visto em O Mapa do Infinito.

Se os Necrofriggianos começarem a reprodução de sua raça, o Omnitrix transforma seu usuário inadvertidamente neste alien para atender o ciclo de paternidade. É facilmente hipnotizado pelo seu predador, o Hipnótico, além de acabar dando uma chance para o atacarem.

Forma suprema

História

Aparições

Ben 10: Força Alienígena

  1. Uma Artimanha do Kevin (primeira aparição; 2x)
  2. Max Desligo
  3. Ajudantes dos Encanadores
  4. Companhia Solitária
  5. Imitação Barata
  6. Reserve a Última Dança (3x; segunda transformação o alienígena selecionado foi Arraia-à-Jato)
  7. Anulado
  8. Diga-me com Quem Andas
  9. A Vingança de Vilgax: Parte 2
  10. Inferno
  11. Ouro dos Tolos
  12. Com Uma Mão Só
  13. A Troca (transformação acidental, alienígena selecionado foi Enormossauro)
  14. Acima e Além
  15. A Batalha Final: Primeira Parte
  16. Ben 10: Invasão Alienígena (transformação acidental, alienígena selecionado foi Macaco-Aranha)

  1. Enganamos (primeira reaparição)
  2. Ataque Onde Eles Moram
  3. Video Games
  4. Fuga de Aggregor
  5. Quente Demais Para Aturar
  6. Aggregor Supremo
  7. O Mapa do Infinito
  8. Fundo
  9. Poder Absoluto: Segunda Parte
  10. Vicktor Ressurge
  11. Não é Fácil ser a Gwen
  12. Ben 10.000 Retorna (usado por Ben 10.000 na forma de Ben Supremo)
  13. O Prisioneiro Número 775 Sumiu (breve)
  14. Lembranças de um Techadon
  15. O Círculo dos Guardiões da Chama
  16. A Mãe de Todos os Vreedles
  17. Ovos Grátis
  18. Ben 10/Mutante Rex: Heróis Unidos (4x)

Ben 10: Omniverse

  1. Predadores e Presas, Parte 2 (primeira reaparição)
  2. Malfeitor
  3. Confronto, Parte 1
  4. Problema de Estômago (2x; primeira transformação acidental, alienígena selecionado foi Arraia-à-Jato)
  5. Ben, de Novo (usado pelo Ben de 11 anos no corpo de 16; transformação acidental, alienígena selecionado foi Armatu)
  6. Entrega Especial (usado pelo Ben de 15 anos)
  7. Sapos de Guerra, Parte 1
  8. O Roubo Supremo (2x)
  9. Tem Zombozo Vindo Aí
  10. Vamos Refazer a Guerra do Tempo
  11. Um Novo Amanhecer (breve)

Quadrinhos

  1. Ben 10: 1ª Edição
  2. Ben 10: 4ª Edição

Jogos

Ben 10 Alien Force: The Game

BIG

Friagem nos jogos

Aparece no jogo como alien inicial, no jogo é utilizado apenas para voar sobre ventiladores, no jogo seu gelo é cúbico e os DNAliens também podem congela-lo com seus aparelhos.

Ben 10 Alien Force: Vilgax Attacks

Aparece no jogo como alien inicial, como no jogo anterior, é usado para voar em distancia curta e para "pegar" furacões para voar mais alto no jogo seu gelo é mais realista e sua forma intangível também congela.

Ben 10 Alien Force: The Rise of Hex

Aparece no jogo apenas para voar, onde parece voar livremente, ele usa seus poderes de esfriamento nos adversários e seu gelo não é como o de Vilgax Attacks.

Ben 10 Ultimate Alien: Cosmic Destruction

Aparece no jogo para voar sobre lugares onde sai ar, porém neste jogo também é utilizado para esfriar caldeiras, como visto no nível Floresta Amazônica, e também fazer o papel de Ameaça Aquática de apagar fogo. Ele como Ameaça Aquática, Fogo Fátuo e Macaco-Aranha pode escalar. No nível Grande Muralha da China, ele evolui para Friagem Supremo para vencer o General Terracota. E no jogo ele pode ficar intangível quando defende.

Punch Time Explosion

Ele é um dos personagens disponíveis para batalha da série Ben 10. Ele não possui um "Punch Time Explosion" próprio, então é revertido a Ben e então Ben se transforma no Enormossauro Supremo.

Ben 10 Supremacia Alienígena: Galactic Racing

Aparecerá no jogo com um carro azul e preto, e seu poder especial é congelar seu adversário.

Ben 10: Omniverse 2

Captura de Tela (56)

Friagem em Ben 10: Omniverse 2

É um dos alienígenas jogáveis no jogo tanto para versões de consoles (Playstation 3, Wii, Wii U, Xbox 360) quanto para versões portáteis (3DS).

Ben 10 Ultimate Alien: Leapster Explorer

Aparecerá no jogo como alien de batalha, como Fogo Fátuo, Eco Eco e Enormossauro

Fusion Fall

Saiu uma mascara, uma pistola, suas asas como decoração ao avatar de um veiculo. Fora isso apareceu um item para sua espécie (Necrofriggianos).

Curiosidades

  • A aparência de Friagem lembra a alterada e mais famosa forma do Homem Mariposa,uma suposta criatura sobrenatural que teria aparecido em Charleston e Point Pleasant, nos Estados Unidos.
    • Além do Homem Mariposa, Friagem também compartilha algumas características visuais com o Besouro Azul, um herói da DC Comics.
  • Quando perguntado se Friagem é fêmea, Dwayne McDuffie respondeu "Mais ou menos"
  • Já foi chamado de Calafrio em alguns episódios da terceira temporada de Ben 10: Força Alienigena.

Ver também

ALIENÍGENAS
BENZARRO FrankenstrikeSnare-oh
BEN NEGATIVO Podrão Negativo