FANDOM

Friagem

BigChOV

BigChUAF

INFORMAÇÕES GERAIS
Espécie Necrofriggiano
Planeta natal Kylmyys
Corpo Mariposa humanoide
Originalmente Big Chill
PODERES E HABILIDADES
Habilidades Criocinese
Intangibilidade
Invisibilidade
Voo
Nado
Respiração debaixo d'água
Resistência a temperaturas extremas
Força aprimorada
Resistência aprimorada
Agilidade aprimorada
Velocidade aprimorada
DETALHES
Dublador 20px-Flag_of_Brazil.svg.png Walmir Barbosa
1ª aparição Uma Artimanha do Kevin
GALERIA DE IMAGENS

"Fica frio!"
Friagem, anteriormente Calafrio, é a amostra de DNA do Omnitrix de um Necrofriggiano do planeta Kylmyys.

Aparência

Ben 10: Força Alienígena/Supremacia Alienígena

Friagem é um alienígena semelhante a uma mariposa humanoide. É preto com manchas azuis claras nos seus braços e pernas, e seu tronco também é azul (um pouco mais escuro), seu rosto possui olhos grandes e uma boca que não se mexe, com alguns detalhes azuis em sua cabeça. Também possui asas com um tom mais escuro que lembram o de uma mariposa ou borboleta. Essas asas também podem se enrolar e se transformar em uma espécie de casaco. Seu Omnitrix/Superomnitrix se localiza em seu peito.

Ben 10: Omniverse

Mudou bastante comparando a série anterior, está com uma estrutura corporal muito mais forte, e com sobrancelhas grandes ao redor de seus olhos, que dão a ideia de que ele tem uma máscara. Sua cabeça está um pouco menor, suas garras das mãos e pés estão maiores, e adquiriu uma espécie de barba preta abaixo de seu queixo, e vai até o início de seu peito. Suas asas também estão maiores, e mais parecidas com as de um morcego do que uma mariposa. Usa um cinto verde com uma listra branca, onde se localiza o símbolo do Omnitrix.

Outros

  • Friagem em Heróis Unidos
  • Friagem do Ben de 15 anos em Omniverse

No crossover entre Ben 10 e Mutante Rex, intitulado de Ben 10/Mutante Rex: Heróis Unidos, Friagem está com a mesma aparência das séries Força Alienígena e Supremacia Alienígena, com a diferença de que assim como os outros alienígenas do especial, o símbolo do Superomnitrix de Friagem está mais claro e tem um certo brilho.

Em Entrega Especial, Friagem do Ben de 15 anos apareceu em um flashback do Sr. Baumann. Seu visual é o de Omniverse, mas está versão não tem o cinto verde, e o Omnitrix fica no meio de seu peito.

Poderes e Habilidades

Criocinese

Ele pode liberar gelo altamente congelante de diversas partes do corpo, como mãos e boca. Suas rajadas de gelo já foram vistas com diversas aparências: algumas vezes similares a rajadas de energia azul, outras similares a gás e outras parecidas com vento.
  • Criocinese de Friagem
  • Intangibilidade de Friagem
  • Voo
Seu gelo tem efeito congelante imediato, congelando completamente o objeto atingido em pouquíssimo tempo. E ele pode fazer muitos ataques variados com o gelo, como visto em Acima e Além. Também pode congelar o inimigo ficando intangível e atravessando o corpo do mesmo. Ele pode criar gelo ao redor de suas mãos para aumentar o poder de ataque.

Habilidades espectrais

Ele tem habilidades de fantasma igual ao fantasmático , podendo ficar intangível (moléculas zero), atravessando superfícies sólidas, além de não ser atingido por tiros nesse estágio, pode também atravessar campos de força.

Voo e nado

Friagem pode abrir suas enormes asas similares às de uma borboleta e voar tranquilamente em uma boa velocidade e altitude, podendo ficar parado no ar também, embora ele não precise necessariamente abrir suas asas para tais feitos. Como visto em Fundo ele pode nadar com a mesma facilidade com que voa.

Independência de oxigênio

Tendo habilidades de um fantasma, ele não precisa de oxigênio para viver, e em muitos momentos foi mostrado sobrevivendo a situações sem oxigênio. Dessa forma, Friagem pode sobreviver no vácuo do espaço e respirar debaixo d'água.

Resistência a temperaturas extremas

Como foi confirmado e visto muitas vezes, ele pode sobreviver a temperaturas positivas extremas e o mesmo com temperaturas negativas.

Atributos físicos

Em Reserve a Última Dança, Friagem rasgou uma grande estátua de metal e estalou vigas de ferro ao meio. No mesmo episódio, é visto que ele pode mastigar metal, postes, prédios, sinais, vigas de ferro, bandejas e beber aço fundido. Em Omniverse, ele possui uma aparência que demonstra ter bem mais força devido à sua massa.

Fraquezas

Até intangível Friagem pode ser atingido por ondas sonoras, eletricidade e pela Manopla de Sigel de Vilgax. Sua intangibilidade também pode ser inútil contra oponentes que também podem se tornar intangíveis, cancelando tal poder, como visto em O Mapa do Infinito.

Se os Necrofriggianos começarem a reprodução de sua raça, o Omnitrix transforma seu usuário inadvertidamente neste alien para atender o ciclo de paternidade. É facilmente hipnotizado pelo seu predador, o Hipnótico, além de acabar dando uma chance para o atacarem.

Forma suprema

História

Aparições

Ben 10: Força Alienígena

  1. Uma Artimanha do Kevin (primeira aparição; 2x)
  2. Max Desligo
  3. Ajudantes dos Encanadores
  4. Companhia Solitária
  5. Imitação Barata
  6. Reserve a Última Dança (3x; segunda transformação o alienígena selecionado foi Arraia-à-Jato)
  7. Anulado
  8. Diga-me com Quem Andas
  9. A Vingança de Vilgax: Parte 2
  10. Inferno
  11. Ouro dos Tolos
  12. Com Uma Mão Só
  13. A Troca (transformação acidental, alienígena selecionado foi Enormossauro)
  14. Acima e Além
  15. A Batalha Final: Primeira Parte
  16. Ben 10: Invasão Alienígena (transformação acidental, alienígena selecionado foi Macaco-Aranha)

  1. Enganamos (primeira reaparição)
  2. Ataque Onde Eles Moram
  3. Video Games
  4. Fuga de Aggregor
  5. Quente Demais Para Aturar
  6. Aggregor Supremo
  7. O Mapa do Infinito
  8. Fundo
  9. Poder Absoluto: Segunda Parte
  10. Vicktor Ressurge
  11. Não é Fácil ser a Gwen
  12. Ben 10.000 Retorna (usado por Ben 10.000 na forma de Ben Supremo)
  13. O Prisioneiro Número 775 Sumiu (breve)
  14. Lembranças de um Techadon
  15. O Círculo dos Guardiões da Chama
  16. A Mãe de Todos os Vreedles
  17. Ovos Grátis
  18. Ben 10/Mutante Rex: Heróis Unidos (4x)

Ben 10: Omniverse

  1. Predadores e Presas, Parte 2 (primeira reaparição)
  2. Malfeitor
  3. Confronto, Parte 1
  4. Problema de Estômago (2x; primeira transformação acidental, alienígena selecionado foi Arraia-à-Jato)
  5. Ben, de Novo (usado pelo Ben de 11 anos no corpo de 16; transformação acidental, alienígena selecionado foi Armatu)
  6. Entrega Especial (usado pelo Ben de 15 anos)
  7. Sapos de Guerra, Parte 1
  8. O Roubo Supremo (2x)
  9. Tem Zombozo Vindo Aí
  10. Vamos Refazer a Guerra do Tempo
  11. Um Novo Amanhecer (breve)

Quadrinhos

  1. Ben 10: 1ª Edição
  2. Ben 10: 4ª Edição

Jogos

Ben 10 Alien Force: The Game

BIG

Friagem nos jogos

Aparece no jogo como alien inicial, no jogo é utilizado apenas para voar sobre ventiladores, no jogo seu gelo é cúbico e os DNAliens também podem congela-lo com seus aparelhos.

Ben 10 Alien Force: Vilgax Attacks

Aparece no jogo como alien inicial, como no jogo anterior, é usado para voar em distancia curta e para "pegar" furacões para voar mais alto no jogo seu gelo é mais realista e sua forma intangível também congela.

Ben 10 Alien Force: The Rise of Hex

Aparece no jogo apenas para voar, onde parece voar livremente, ele usa seus poderes de esfriamento nos adversários e seu gelo não é como o de Vilgax Attacks.

Ben 10 Ultimate Alien: Cosmic Destruction

Aparece no jogo para voar sobre lugares onde sai ar, porém neste jogo também é utilizado para esfriar caldeiras, como visto no nível Floresta Amazônica, e também fazer o papel de Ameaça Aquática de apagar fogo. Ele como Ameaça Aquática, Fogo Fátuo e Macaco-Aranha pode escalar. No nível Grande Muralha da China, ele evolui para Friagem Supremo para vencer o General Terracota. E no jogo ele pode ficar intangível quando defende.

Punch Time Explosion

Ele é um dos personagens disponíveis para batalha da série Ben 10. Ele não possui um "Punch Time Explosion" próprio, então é revertido a Ben e então Ben se transforma no Enormossauro Supremo.

Ben 10 Supremacia Alienígena: Galactic Racing

Aparecerá no jogo com um carro azul e preto, e seu poder especial é congelar seu adversário.

Ben 10: Omniverse 2

Captura de Tela (56)

Friagem em Ben 10: Omniverse 2

É um dos alienígenas jogáveis no jogo tanto para versões de consoles (Playstation 3, Wii, Wii U, Xbox 360) quanto para versões portáteis (3DS).

Ben 10 Ultimate Alien: Leapster Explorer

Aparecerá no jogo como alien de batalha, como Fogo Fátuo, Eco Eco e Enormossauro

Fusion Fall

Saiu uma mascara, uma pistola, suas asas como decoração ao avatar de um veiculo. Fora isso apareceu um item para sua espécie (Necrofriggianos).

Curiosidades

  • A aparência de Friagem lembra a alterada e mais famosa forma do Homem Mariposa,uma suposta criatura sobrenatural que teria aparecido em Charleston e Point Pleasant, nos Estados Unidos.
    • Além do Homem Mariposa, Friagem também compartilha algumas características visuais com o Besouro Azul, um herói da DC Comics e Sub Zero de Mortal Kombat.
  • Quando perguntado se Friagem é fêmea, Dwayne McDuffie respondeu "Mais ou menos"
  • Já foi chamado de Calafrio em alguns episódios da terceira temporada de Ben 10: Força Alienigena.

Ver também

ALIENÍGENAS DO BEN
GlutãoIdemGiganteMega OlhosChocanteIguana Ártica
Macaco-AranhaGosmaAlien XEstrela PolarNanomechRath
BesouroDiabreteShocksquatch
Futuro CobraCouraçaArialCuspidorDecágono Vreedle
Outros RochasLula CósmicaVentrilosquid
PortalerThriller Whale